Queda de Cabelos em Crianças

A queda de cabelo é um problema que também pode acometer as crianças e hoje nós vamos falar a respeito das principais causas de queda de cabelo nessa faixa etária.

Uma delas é a alopecia areata, pode leva à queda em áreas bem delimitadas arredondadas ficam como o cabelo liso naquela região. E alopecia areata pode acometer pessoas em todas as faixas etárias, mas ela é frequente nas crianças, portanto temos que estar atentos a esse problema.

Muitas vezes a pessoa pode confundir os sintomas de uma criança com alopecia areata e acha que é uma micose, alguma infecção, e esse é uma causa que é bastante frequente que são as micoses do couro cabeludo.

Nesse sentido, não é habitual que adultos tenham micose no couro cabeludo, já nas crianças é bastante frequente. E qual é a diferença então entre as duas? Entre alopecia areata e a micose?

Quando uma criança tem micose no couro cabeludo geralmente aquela área que o cabelo cai geralmente fica avermelhada, descamativas, com crostas, o cabelo quebrado. Diferente dá areata que consiste aquela área lisa o que simplesmente os cabelos caíram.

Quando a gente suspeita de uma micose no couro cabeludo o correto é fazer um exame, que consiste em colher estas escamas, colhe esse cabelo depois é examinado isso no microscópio, e assim pode identificar com clareza o fungo que está causando essa infecção.

Com o tratamento o resultado é muito bom geralmente usa se antifúngicos por via oral e resolve o problema em definitivo.

Outra causa de queda de cabelo em crianças é conhecida como tricotilomania que na verdade não é um problema do cabelo, mas é um transtorno psiquiátrico que é uma compulsão isso pode cometer adultos, crianças, mas criança é bastante comum.

A criança tem a compulsão de puxar e arrancar os cabelos, e muitas vezes ela faz escondidos, os pais se não observar esse fenômeno acontecendo pode aparecer áreas rarefeitas, áreas sem cabelo, e na verdade a criança não tem a doença dos cabelos, mas ela tem esse problema compulsivo de puxar os cabelos.  E uma vez então identificado essa compulsão ela deve ser tratada tanto com o apoio do psiquiatra, e do psicólogo também.

Essa também é outra causa de  queda de cabelo muito comum é o eflúvio telógeno que consiste em uma queda difusa dos cabelos. Então, diferente dessas outras situações o cabelo cai mais ou menos de maneira uniforme em todo o couro cabeludo, você não tem áreas específicas de que é geralmente eflúvio telógeno, elA acontece secundariamente por algum problema de saúde.

Por exemplo, a criança tem um quadro infeccioso como dengue algum meses depois começa a ter queda de cabelo, ou após uma cirurgia de grande porte, um distúrbio nutricional hormonal, então nessas situações é importante que a gente identifique a causa de base e trate-a de maneira adequada.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp